quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Ação trabalhista prejudica contratação?

As grandes empresas realizam, pesquisa cadastral e isso pode inviabilizar a contratação.

Já encaminhei o meu currículo para a área de RH de várias empresas, cadastro o documento em vários sites e respondo a anúncios de jornais. Porém, não consigo me recolocar. Sou formado em administração, tenho pós-graduação em marketing e MBA na mesma especialidade. Além disso, tenho mais de dez anos de experiência profissional. Algumas pessoas dizem que meu currículo é bom demais e que por isso não consigo uma vaga. Outras dizem que não sou contratado porque tenho uma causa trabalhista contra minha ex-empresa. Existe esse tipo de consulta?" (Marcelo de Oliveira Ö Rio de Janeiro)

Marcelo, o fato de não ter sido convocado para nenhuma oportunidade até o momento pode ter relação com os conhecimentos técnicos ou experiências solicitadas pelas empresas. Como explica a gerente do Grupo Foco Ana Paula Peregrino, as empresas querem pessoas cada vez mais qualificadas e o fato de não ter um ou mais requisitos, daqueles exigidos para o preenchimento da vaga, pode ser determinante para que você não seja contratado. A questão do idioma também é muito importante e pode ser um outro implicador para sua colocação. Caso você não tenha conhecimentos de uma ou mais línguas estrangeiras, procure investir nesse item.

Com relação ao processo trabalhista, as grandes empresas realizam, sim, pesquisa cadastral e isso pode inviabilizar a contratação. Para reverter esse quadro, uma dica é que você conte o que motivou a ação judicial durante a entrevista de emprego. Assim, quando o seu cadastro for pesquisado, o processo não será surpresa e já terá uma explicação para a empresa contratante. Outra dica: procure saber, quando fizer uma entrevista, porque não foi selecionado. Assim você pode melhorar os pontos fracos e valorizar os fortes.

fonte: O Globo

Nenhum comentário: