quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Concisão, a ferramenta certa

O ideal é economizar palavras, dizem especialistas.

Os sites das empresas, muitas vezes, reservam pouco espaço para que os candidatos a emprego listem suas experiências profissionais. Por isso, especialistas em Recursos Humanos (RH) recomendam concisão de texto ao preencher os cadastros disponíveis na internet — mais do que nos currículos tradicionais.

Para a consultora Andréa Almeida, do Grupo Foco, especializado em recrutamento de pessoal, o candidato deve poupar ao máximo as palavras para relatar as três últimas passagens por empresas. Mais do que isso, só se o profissional tiver desenvolvido algum projeto importante anteriormente:

— Um currículo convencional, que seja bem produzido, tem, no máximo, duas páginas. Na internet, no entanto, essa medida se reduz ainda mais. Muito. Por isso, mais do que em qualquer outro caso, é preciso escolher muito bem as situações que serão detalhadas ao empregador.
Um outro conselho de Andréa é que os profissionais usem palavras-chave relacionadas à própria profissão ou às atividades desenvolvidas na carreira. Isso facilita a busca por candidatos, quando uma nova vaga é aberta. É que como os formulários são convertidos em banco de dados, os departamentos de RH usam ferramentas de busca com palavras importantes para encontrar os que, numa primeira triagem, estariam mais aptos a ocupar o cargo em questão.
Nesse universo eletrônico, há sites que não restringem a quantidade de palavras que o candidato pode incluir. Para Andréa, eles são igualmente traiçoeiros.

— É que, aí, a tentação de se incluir informações irrelevantes pode se tornar grande.
Já o envio de currículos por e-mail inspira um alerta do diretor da agência da F/Nazca Saatchi & Saatchi, Fernand Alphen. Ele recomenda que os candidatos tentem encontrar um contato nas empresas, antes de enviar os dados.

— O ideal é estabelecer uma conversa, pedir licença antes de mandar o currículo. Mandar os dados para o departamento certo aumenta as chances de emprego.

fonte: O Globo

Nenhum comentário: