terça-feira, 25 de setembro de 2007


Lideres engajados e dispostos a lutar pelos interesses da equipe com o passar do tempo tornam-se mentores.É fundamental que haja apoio, envolvimento e participação de todos na busca continua da qualidade.Porém, o sucesso de uma equipe depende em 80% do esforço da supervisão.Portanto, é preciso desenvolver uma visão gerencial.

Dicas:

1. Demonstre ao grupo a sua satisfação, não por palavras ou documento, mas por ações;

2. Entenda e respeite. Não se podemos fazer aquilo que julgamos melhor ou pior para alguém, nem tampouco supor o que os outros gostariam. É fundamental ouvir os membros da equipe para agir de maneira assertiva;

3. Não busque por um modelo pronto de gestão. O fundamental é compreender que a inovação também deve estar baseada no entendimento total das necessidades da sua equipe. Seja diferente. Desenvolva o seu estilo de gestão;

4. Contrate as pessoas certas. Diga não para as indicações indesejadas. Busque no mercado pessoas capazes de argumentar e resolver problemas. Estes perfis podem ser desenvolvidos, mas antecipe-se em encontrar pessoas prontas para os lugares certos;

5. Treine, treine, treine - e certifique-se de que todos aprenderam. Invista na qualidade de seus treinamentos;

6. Incentive sempre. As pessoas devem ver a conexão entre ações e resultados. Você deve criar ou apoiar um programa de incentivos constantemente. Seja o primeiro a acreditar na funcionalidade desse programa;

7. Crie um clima de confiança com o grupo. Você cumpriu o que prometeu?

8. Transmita segurança por meio de seus conhecimentos e habilidades. A constância de propósitos também é necessária para demonstrar profissionalismo em suas ações;

9. Trabalhe com homogenia e não com paternalismo. As pessoas percebem a atenção individualizada que recebem. Cuidado para não criar climas e peixinhos;

10. Assuma riscos. Obtenha êxito colocando em prática idéias conhecidas, mas que ninguém ainda testou. Isso exige coragem para dar um grande salto.Fazer qualidade acontecer na sua equipe é um processo complexo. Precisa ser uma ação contínua, sem perder o foco das responsabilidades do dia-a-dia.Pois como dizem alguns especialistas, qualidade tem início, mas não tem fim.

Postado por Debora Martins
Site: http://www.deboramartins.com.br

MOMENTO DE AMADURECER

Onde procurar vagas?
No setor público, alunos dos cursos de Administração e direito são os mais requisitados. Ainda há vagas para estudantes do ensino médio em áreas de atendimento e de auxilio nas partições. Na iniciativa provida, as vagas estão concentradas em três áreas: administração, tecnologia e direito.

O que vestir?
Deixe de lado as roupas com que você vai para o colégio e para universidade opte por trajes adultos como camisa calça social (homens) e terninhos (mulheres) ajeite o cabelo, faça as unhas faça a barba e sente-se com postura reta na cadeira. Você esta sendo observado em todos esses detalhes.

O que dizer?
Não use gírias e preste atenção no português, um escorregão na conjunção de um verbo pode levar o recrutador a ter dúvidas quanto a sua capacidade de escrever um bilhete ou um e-mail corretamente. Quando perguntado sobre por que está procurando estágio diga que quer entrar no mercado de trabalho e aprender bastante.
Jamais diga que está ali porque sua mãe mandou.

O que escrever no currículo?
Antes de mais nada, sempre diga a verdade. Forneça todos os seus contatos, como endereço e telefone, e informe onde você estudou. Se você tiver curso de línguas estrangeiras, mencione no currículo. Experiências com trabalho em equipe, como participação de grêmios estudantis ou em competições esportivas, são elevantes, mas não se preocupe demais com o que está escrito no papel. Os especialistas dizem que você será avaliado por seu comportamento. Eles sabem que você tem experiência profissional.

Que tipo de empresa procura?
Empresas grandes, em geral, têm programas de estágio bem estruturados. Mas dificilmente você ganhará responsabilidades importantes, e as chances de ascensão rápida são pequenas. Se você tem pressa para arranjar um emprego e subir a postos importantes, talvez seja melhor procurar empresas pequenas.

Quais são os direitos de estagiários?
Quando o contrato for de estágio remunerado, a empresa deve pagar uma bolsa. Você não terá férias, FGTS, nem 13º salário. Os contratos são de seis meses e podem ser renovadas três vezes, totalizando 24 meses (ou dois anos) de estágio. O horário de trabalho é de seis horas diárias para quem está no ensino médio e cursos técnicos e de oito horas para estudantes universitários. No serviço público, secundaristas trabalham até quatro horas por dia, e estagiários de nível superior têm jornada de seis horas.

FONTE: ZERO HORA DIA: 2 de setembro 2007 AUTOR: Alexandre de Santi
Oportunidades e Empregos
CRIADO POR: Fabiana e Tiele
Injustiça na seleção

Pra muitos candidatos é nessa frase que acaba o sonho de ingressar no mercado de trabalho.
O que muitos não sabem é que, por trás dessa desculpa, pode haver discriminação. Raça, idade, aparência, e ate mesmo o nome limpo ou sujo na praça estão sendo usados por algumas empresas como um funil na hora de contratar funcionários, o que é proibido por lei.
Se o funcionário terá que lidar com o computador, talvez seja necessário um curso de informática. Por causa da aparência, a pessoa perde a chance de ser conhecida e de convencer por seus atributos profissionais.
No entanto, a dirigente diz que as contratações sempre envolverão uma variável subjetiva que é a empatia.
A Delegacia Regional do Trabalho o órgão recebe por mês a média de 37 a 40 denúncias ligadas à descriminação. A multa prevista para a empresa, quando configurado o preconceito, equivalente a 10 vezes o maior salário pago pelo estabelecimento.
É proibido publicar anúncios de emprego em que haja referência a sexo e idade, a não ser que a profissão exija como trabalhos que necessitam de muita força física.


Nota retirada do jornal Zero Hora.

Vanessa Bitencourt NevesInjustiça na seleção
ENTREVISTA DE SELEÇÃO


Não se esqueça: a primeira impressão é a que fica!

Então, veja as dicas:
Ao ser anunciada, entre tranqüilo, respire fundo e... deseje à você mesma boa sorte;
Mantenha sua expressão fisionômica leve e um sorriso sereno: o carisma é fundamental;
Não estenda a mão para o(a) entrevistador(a), espere que ele(a) tenha atitude;
Não se esqueça da importância do aperto de mão, firme e natural;
Por mais cansada, ansiosa ou tranqüila que possa estar não sente na cadeira de qualquer jeito;
Não cruze os braços, evite a impressão de insegurança ou defesa;
Olhe nos olhos do entrevistador. Isso passa segurança e confiança;
Use todos os seus sentidos e não se distraia durante a entrevista;
Não minta e, no caso de respostas comprometedoras sobre o antigo trabalho ou antiga empresa, prefira omitir;
Evite gesticular muito com as mãos;
Durante a conversa, evite falar gírias e mascar chicletes;
Tatuagens também ainda não são vistas com bons olhos por algumas empresas. Se você tiver uma num lugar visível, tente cobri-la ou disfarçá-la, pelo menos no dia da entrevista;
Fale somente o suficiente;
Tenha respostas objetivas, claras e diretas.



(Fonte: livro Relações Interpessoais, de Lívio Callado)
SAIBA COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO

É raro receber uma oferta de emprego logo na primeira entrevista. O mais comum é que o candidato seja submetido a duas ou três entrevistas, com profissionais de diferentes níveis de hierarquia na empresa, até receber a proposta de emprego. Em multifuncionais, esse processo pode ser mais longo. Em empresas pequenas, nas quais o poder decisório esta nas mãos do patrão, pode ser mais rápido. No livro Como Conquistar um Ótimo Emprego, o consultor Thomas Case faz uma serie de recomendações para a hora da entrevista.

1- Personalidade que agradam os pesquisadores
Energético- Quanto mais vigor e disposição para trabalhar, melhor.
Motivado- Entusiasmo para superar dificuldades é uma qualidade requisitada.
Persistente- Mostre que você não desiste de tarefas até atingir o objetivo.
Responsável- Ninguém gosta de funcionários que não assumem responsabilidades.
Honesto- Não adiante apenas ser e parecer honesto. É bom apresentar referências que comprovem sua integridade.
Dedicado- O executivo que veste a camisa de empresa é peça fundamental.

2- Como se comportar em uma entrevista de emprego
Ninguém gosta de pessoas negativas . Seja positiva e otimista.
Não feche as portas. Se o entrevistador perguntar se você mudaria de cidade, diga que pode pensar a respeito. Dependendo da oferta, pode valer á pena.
Não fale mal de seus patrões anteriores ou de quem quer que seja.
Deixe claro que você procura desafio e envolvimento no trabalho.
Seja sempre objetivo. Quem dá respostas vagas, perde credibilidade.
Evite dar respostas curtas demais, como sim e não. Aproveite para comunicar suas qualidades, de modo sucinto.

3- Respostas para as perguntas mais freqüentes
Se o candidato estiver preparado para responder a questões que certamente serão feitas, terá mais chance de causar boa impressão.
Por que esta deixando seu emprego atual? Se está empregado, deve dizer que procura novos desafios e oportunidades. Não fale mal da empresa atual.
Explique sua remuneração direta e beneficios. Mas evite dar uma cifra. Deixe isso para a hora em que a oferta de emprego chegar. “Sou flexível. Gostaria de ganhar de acordo com o mercado.”
O que você procura em um emprego? Desafio, envolvimento e chance de contribuir com a empresa.
Por que acha que devemos contratá-lo? Como pode, com seu desempenho, gerar lucros para a empresa.
Qual seu ponto forte? Fale de características universalmente desejadas: entusiasmo, persistência, dedicação, responsabilidade, competência e técnica.
Qual seu ponto fraco? Nunca mencione algo muito negativo. Responda coisas positivas, como ser exigente demais ou perfeccionista.
Quanto tempo ficar conosco? Enquanto houver oportunidade para crescer e contribuir com a empresa.
Já admitiu funcionários? O que considera importante num colaborador ? Competência, dedicação, boa índole e entusiasmo.
Fale sobre você seja sucinto e focalize nos resultados. Não trate da vida pessoal.
Quais são as decisões mais difíceis para você? Mostre que é capaz de tomar as decisões
necessárias de forma lógica. Mas, como ser humano, as decisões mais difíceis são as que envolvem a vida dos subordinados.

4- Pesquise sobre a empresa
Você deve informar-se muito bem sobre a empresa para não parecer despreparado para a entrevista. Procure saber o seguinte:
Que tipo de produtos vendem.
Quantos funcionários tem.
Como se desenvolveu o negócio.
Quais as estratégias adotadas.
Que noticias sobre a empresa saíram nos últimos tempos em jornais e revistas especializadas.
Se for constrangedor, peça a um amigo para fazer isso. Se a empresa for grande, haverá informações sobre ela em publicações como melhores e maiores, da revista exame, ou balanço, da Gazeta Mercantil.


William Ximenes Carvalho
Da Redação Em São Paulo

Olá turminha! Esse é o nosso blog! Espero as contribuições de todos vocês! Mesmo por pouco tempo adorei trabalhar com vocês... espero que vocês também tenham gostado! Agora o sucesso do blog só depende de cada um da turma... coloquem matérias e reportagem que possam enriquecer cada vez mais nossos conhecimentos! Por aqui nos manteremos sempre bem informados e atualizados de tudo de melhor que estiver acontecendo no mercado do profissional de auxiliar de escritório! Desejo muito sucesso a cada um de vocês! Um grande beijo e obrigada por tudo!


Karen